segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aula 19: O gesto na representação gráfica - Atividade 2

Escolher 5 objetos caseiros e desenhar sem muita elaboração.


Aula 18: Representação Tridimensional - Atividade 3

O comando da atividade era escolher um desenho figurativo realizado só com linhas e desenhá-lo de ponta cabeça.

sábado, 4 de abril de 2009

Aula 16: Estrutura - atividade 2

Escolhi uma obra do Renascimento, pintada por Rafael Sanzio, mais uma das suas nomeadas por "A Sagrada Família". Muitas obras do Renascimento seguem a estrutura triangular na composição de suas figuras, conforme podemos observar na obra acima - os personagens estão dispostos de forma que podemos traçar um triângulo no cortono deles. Assim, a estrutura é inativa, pois não a vizualizamos nitidamente na obra.

Aula 16: Estrutura - atividade 3




Aula 14: Repetição - Atividade 3


O primeiro desenho mostra o conceito de repetição com formas geométricas e o segundo de repetição com formas orgânicas.

Aula 13: Matéria e Forma - atividade 3


A primeira atividade refere-se a uma composição somente com quadrados e, a segunda, somente com triângulos.

domingo, 29 de março de 2009

Aula 11: Textura - Atividade 3











As duas produções são demostrações de textura. A primeira é feita com colagem de papéis e a segunda com tinta guache, tentado imitar a primeira

Aula 9: Pregnância e Agrupamento - atividade 3/A


Ao observamos a imagem temos a sensação de organização, é o que chamamos de simetria ou pregnância. Se olharmos a figura, no todo, um desenho é formado a partir da posição dos círculos, isto é o agrupamento.

quarta-feira, 25 de março de 2009



Aguçamento e Nivelamento são conceitos usados pela Gestalt para definir alguns aspectos na nossa percepção. Quando analisamos a figura ao lado, temos a sensaçao de nivelamento quando focamos o olhar apenas no cículo central. Ao observamos a figura toda, temos a impressão de estar saindo do plano para fora do papel e isto é aguçamento, o que incomoda o nosso olhar.

Aula 7: A cor - Atividade 3/4



Esta composição foi criada com cores "belas", visto que este conceito depende de cada um, pois se confunde com o gosto pessoal. Assim, para mim, cores "belas" devem ser vivas, alegres e contrastantes.

Aula 7: A cor - Atividade 3/4


Não considero o amarelo e o bege como cores feias, mas esta combinação entre as duas cores fica muito pálida, sem "vida". Por isso, que as considero como cores feias quando usadas juntas, principalmente neste tipo de composição.

Aula 6: O plano - Atividade 3


Composição com recortes de papel colorido, com o objetivo de demostrar a verticalidade, horizontalidade, ordem e desordem. A princípio foi pensado em trabalhar a verticalidade, partindo do canto esquerdo de cima da folha, como também a ordem, visto a combinação e repetição das cores. Após, a horizontalidade no canto esquerto abaixo, deixando a desordem feita com pedaços de papel, cortados aleatórios, no canto direito, abaixo da folha.

Aula 5: Linha - Atividade 4




Este trabalho foi realizado primeiro no paint e depois foi feito uma colagem com papéis colorido, chegando o mais próximo do que foi realizado no computador.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Linha: a expressividade das linhas


O Ponto: técnica utilizando restos do perfurador


Desenho Livre

Tenho consciência de que não tenho o dom para o desenho, mas sempre procurei fazer minhas tarefas durante as aulas de Educação Artística. Não tive dificuldade em desenhar esta paisagem, visto que é uma das minhas preferidas, tanto por gostar muito do mar, quanto por ser um dos meus desenhos favoritos. Os traços utilizados são simples, não exigindo muito da minha habilidade, bem como as cores utilizadas são poucas e fáceis de colorir. Então posso dizer que não tive dificuldades em realizar este desenho.