Aguçamento e Nivelamento são conceitos usados pela Gestalt para definir alguns aspectos na nossa percepção. Quando analisamos a figura ao lado, temos a sensaçao de nivelamento quando focamos o olhar apenas no cículo central. Ao observamos a figura toda, temos a impressão de estar saindo do plano para fora do papel e isto é aguçamento, o que incomoda o nosso olhar.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Aguçamento e Nivelamento são conceitos usados pela Gestalt para definir alguns aspectos na nossa percepção. Quando analisamos a figura ao lado, temos a sensaçao de nivelamento quando focamos o olhar apenas no cículo central. Ao observamos a figura toda, temos a impressão de estar saindo do plano para fora do papel e isto é aguçamento, o que incomoda o nosso olhar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário